BEM VINDO AO BLOG DO PROJETO SAÚDE DE OURO

O Projeto Saúde de Ouro é um programa de ginástica terapêutica chinesa - Tai chi chuan na cidade de Ourinhos/SP.

Aqui voces poderão acompanhar as noticias de tudo o que acontece com os participantes do projeto: Festas, Comemorações, Aulas abertas, Cursos, Inaugurações, e etc.

VisitantesContador de acesso e visitas

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Aula de Anatomia Óssea na Faculdade Estácio de Sá.

Numa iniciativa da professora Cleuseli (Tata) foi organizado no dia 24 de janeiro um passeio e uma aula de Anatomia no laboratório da Faculdade Estácio de Sá com os alunos que participam do Projeto Saúde de Ouro. Participaram do passeio 90 alunos. A maioria se encontrou no Terminal de circular (centro) e foram para a faculdade em grande estilo como estudantes, já dentro do ônibus mostraram bastante animação, cantando musicas que os faziam lembrar o tempo de escola. Professora Tata tomou esta iniciativa depois de ouvir de algumas de suas alunas o desejo de conhecer uma Faculdade. Junto com professor Marrera entrou em contato com a direção da Estácio de Sá que prontamente autorizou tudo. Os alunos puderam passear pelo campus, conhecer suas dependências e instalações: sala de aula, laboratório, biblioteca, auditório, etc. e ter uma aula de anatomia com a Denise (responsável pelo laboratório e estudante de enfermagem).

Inicialmente os alunos chegaram na faculdade e logo foram conhecendo as instalações. Devido ao grande numero de pessoas, prof. Marrera os dividiu em três grupos, enquanto um grupo estava no laboratório participando da aula de anatomia os outros grupos faziam exercícios no pátio, caminhavam pelas dependências da faculdade e também realizaram uma aula de relaxamento na sala de ginástica (sala de espelho).

Neste primeiro contato foi realizada uma aula de anatomia da parte óssea. Os alunos puderam conhecer os principais ossos do corpo, podendo entender o seu funcionamento.

Os alunos ficaram muitos à vontade para fazer perguntas, que foram prontamente respondidas pela Denise.

O objetivo foi alcançado e em breve repetiremos esta atividade.

Aguardem!!!

Agradecemos a Faculdade Estácio de Sá pela oportunidade e pela atenção.















domingo, 20 de janeiro de 2008

Caminhada no Parque Ecológico




O Grupo de alunos de Tai chi chuan do Posto da Vila Margarida, fez uma aula diferente este mês. Organizada pelo professor Marrera as alunas saíram do posto de saúde onde fazem aulas nas terças e sextas feiras a tarde e foram até o Parque Ecológico a pé, o percurso durou 20 minutos, lá chegando fizeram um alongamento e depois seguiram pela trilha que corta a mata. O Parque Ecológico é um local tranqüilo e seguro, tem varias trilhas e locais para descansar. Todos puderam praticar os exercícios do Tai chi chuan num ambiente agradável, ouvindo o som da natureza e contemplando o verde e a beleza da mata. No final da atividade física todos foram convidados a darem as mãos e abraçarem uma grande arvore como agradecimento à aquele momento gostoso em meio natureza.











segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Aulas de Tai chi chuan ao ar livre na Vila Brasil

Na Vila Brasil as aula de Tai chi chuan são realizadas ao ar livre, em contato direto com a natureza, uns dos melhores lugares para relaxar, longe de qualquer barulho urbano, ao som do cantar de pássaros e rodeado de grandes arvores. Inicialmente as aulas eram realizadas no CRAS II e depois de acontecer uma caminhada onde as alunas puderam conhecer o Horto florestal da prefeitura ( local onde de cultiva mudas ), não tiveram duvidas, trocaram de local e as aulas começaram a ser ministradas ao ar livre. Primeiro foi pedido uma autorização para o coordenador, que sem problemas autorizou o acesso e expôs o regulamento do Horto: silencio para não assustar os pássaros. Hoje todas as alunas que participam do Projeto naquele bairro, tem a oportunidade de ter uma aula de Tai chi e realizar os exercícios a sombra das arvores, sentindo a brisa fresca e ouvindo o canto dos pássaros. Você ainda não conhece o Horto florestal da prefeitura? Fica ao lado da Estação de Tratamento de Água do SAE, na vila Brasil.