BEM VINDO AO BLOG DO PROJETO SAÚDE DE OURO

O Projeto Saúde de Ouro é um programa de ginástica terapêutica chinesa - Tai chi chuan na cidade de Ourinhos/SP.

Aqui voces poderão acompanhar as noticias de tudo o que acontece com os participantes do projeto: Festas, Comemorações, Aulas abertas, Cursos, Inaugurações, e etc.

VisitantesContador de acesso e visitas

quinta-feira, 20 de março de 2008

Palestra sobre Saúde e Qualidade de Vida.

O Terapeuta Holístico Pedro R. da Silva esteve a convite do prof. Marrera realizando uma palestra sobre saúde e qualidade de vida nas unidades do Posto da Vila Margarida e da Cohab. Esta atividade “extra” vem de encontro a proposta do projeto saúde de ouro que também visa a informação sobre auto cuidado com a saúde. Na palestra foi abordado vários assuntos sobre saúde, alimentação, dicas para viver melhor e se prevenir de doenças. Foi uma palestra muito instrutiva que conquistou a atenção de todos.











quinta-feira, 13 de março de 2008

Resgate da memória (atividade extra)

No Programa do “Projeto Saúde de Ouro”, além da ginástica terapêutica, os professores também acrescentam outras atividades extras para seus alunos. Este mês a professora Cleuseli (Táta) teve a feliz iniciativa de promover uma oficina da memória em duas unidades. A aula que foi chamada de “resgate da memória” foi ministrada para a turma dos Postos: Parque Minas Gerais e Jardim Itamaraty, e o conteúdo foi brincadeiras infantis. Foi realizada a brincadeira de “cama de gato”, que foi muito popular na infância dos alunos. Muito tem se pesquisado e falado a respeito de atividade física e as pesquisas indicam que o Brasil terá um numero maior de idosos nos próximos anos, devido ao numero menor de natalidade e com a queda da mortalidade, isso graças a mudança de hábitos, e as pessoas as vezes esquece de um fator muito importante trabalhar com a memória, diz a professora Táta. Esta atividade (cama de gato) além de trabalhar com memória antiga traz também benefícios para a articulação das mãos.
Todos adoraram a atividade !!!











segunda-feira, 10 de março de 2008

Carnaouro 2008

Aconteceu entre os dias 1 e 5 de março a 3º edição do Carnaouro no centro de Convivência “Jornalista Benedito da Silva Eloy”. Foram cinco noites de carnaval e alegria oferecidos pela prefeitura municipal gratuitamente à Ourinhos e região.
A agitação ficou por conta da Banda Mofarrej e a grande atração foi o concurso de Blocos.
Os foliões eram embalados pelas marchinhas de carnaval e também pelos sucessos do axé-music. O centro de convivência ficou pequeno pelo grande numero de pessoas que prestigiaram o evento.
Muitos foliões abraçaram a idéia e organizaram seus blocos. Segundo a secretaria municipal da cultura, Neuza Fleury a criação do concurso de blocos foi para resgatar a tradição dos bailes de carnaval de salão.
Os professores Marrera, Neuza e Cleuseli reuniram os alunos de Tai chi chuan do Projeto “Saúde de Ouro” para formar um grande Bloco para brincar o Carnaval. O Bloco foi chamado de “Bloco Saúde de Ouro” e as camisetas foram patrocinadas pela Secretaria da Saúde.
Participaram do “Bloco Saúde de Ouro”, 70 pessoas que brincaram as três noites e conquistaram o premio de primeiro lugar em animação, fantasia e numero de integrantes.
Foi uma experiência inédita para alguns, pois tinha senhoras que nunca havia brincado o Carnaval e acabaram adorando. A alegria do Bloco acabou contagiando a todos e mostrando um grande exemplo de saúde e disposição.
Antes do “Bloco” entrar na Festa o professor Marrera fazia um alongamento e aquecimento com os participantes e em seguida formavam um “trenzinho” e entravam no salão.
O Bloco teve sua Porta Bandeira (Cristina), sua Rainha (Clotilde) e sua princesa (Elzinha) que juntamente com a professoras Neuza e Cleuseli (tata) e o professor Marrera, conduziram o desfile e a animação no salão.
Vejam as Fotos da alegria.......

























quinta-feira, 6 de março de 2008

Caminhada do Postão até o Parque Ecológico – 6 de março de 2008

Neste dia 6 de março de 2008 professor Marrera organizou uma caminhada com grupo de alunos da Unidade Postão. Os alunos se encontraram no Posto de Saúde e após um ligeiro alongamento caminharam até o Parque Ecológico acompanhados pelo professor e duas enfermeiras. A caminhada foi tranqüila, todos passaram pelo centro da cidade e completaram o percurso em 30 minutos. Chegando no parque, houve uma parada para descanso e água, em seguida todos puderam caminhar e conhecer a trilha que corta o parque e também apreciar os macacos nas arvores. Foram realizados exercícios de alongamento e meditação em meio ao verde e as grandes arvores do nosso belo Parque Ecológico . Foi mais uma atividade extra-aula para promover a integração entre os alunos.