BEM VINDO AO BLOG DO PROJETO SAÚDE DE OURO

O Projeto Saúde de Ouro é um programa de ginástica terapêutica chinesa - Tai chi chuan na cidade de Ourinhos/SP.

Aqui voces poderão acompanhar as noticias de tudo o que acontece com os participantes do projeto: Festas, Comemorações, Aulas abertas, Cursos, Inaugurações, e etc.

VisitantesContador de acesso e visitas

sábado, 25 de abril de 2009

Ourinhos comemorou o Dia Mundial do Tai Chi Chuan


No dia 25 de Abril, foi comemorado em mais de 70 Paises, e milhares de cidades do mundo o Dia Mundial do Tai Chi Chuan. Neste dia (que se comemora sempre no ultimo sábado do mês de abril) grupos de praticantes de Tai Chi Chuan se reúnem com o objetivo de produzir uma "onda mundial" de pratica, que inicia na primeira hora local do Planeta e dá a volta ao mundo, de hora em hora, incentivando a boa saúde das populações, a paz entre os povos e as corretas relações humanas. Com a movimentação suave do Tai chi chuan e a respiração profunda, a proposta é produzir um dia de calma e tranqüilidade e divulgar esta “Arte” que tantos benefícios traz a saúde .

Ourinhos participou desta “onda” reunindo alunos e praticantes de Tai chi chuan que participam do Projeto Saúde de Ouro nas Unidades Básicas de Saúde; da UATI- FIO Universidade Aberta da Terceira Idade, e alunos da Unimed- Previv e do Espaço Cultural Tai chi.






Mestre Marrera organizador do evento em Ourinhos, iniciou as atividades às 8 horas da manhã com exercícios de alongamento, exercícios respiratórios e meditação. Em seguida todos realizaram a seqüência do Tai chi chi kung e as formas básicas do tai chi chuan. Após a pratica todos puderam assistir as apresentações de tai chi em grupo, tai chi com leque e tai chi com espada.































































































































































































Como planejado as atividades terminaram às 9 horas com um grande abraço de grupo e muita alegria.

Foi uma linda manhã de sábado e os grupos de Tai chi chuan de Ourinhos reunidos fizeram sua parte emitindo uma onda de energia e paz para o mundo.
Parabéns a todos que participaram deste lindo movimento mundial.



































































































terça-feira, 7 de abril de 2009

Comemorações do "Dia Mundial da Saúde"

Na manhã de terça feira, 7 de abril a Prefeitura Municipal de Ourinhos em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e o Fundo Social de Solidariedade organizou um grande encontro com os alunos do Projeto “Saúde de Ouro” para comemorar o Dia Mundial da Saúde. O evento aconteceu na Praça Kenned (praça do seminário) onde foi implantada uma Academia Ao Ar Livre. Todos participaram das praticas de ginásticas com a participação dos professores: Neuza, Jurandir e Cristina e Daniela. Mestre Marrera coordenou uma grande apresentação de Tai chi chuan com todos os presentes: alunos, comunidade e autoridades. O prefeito Toshio Misato e a secretaria de saúde Lucia Tutui fizeram belos discursos, saudando e parabenizando a todos pela dedicação e alegria em participar deste grande projeto de atividade física. Com o intuito de valorizar os participantes do projeto pela atitude cidadã a Presidente do Fundo Social de Solidariedade Yoko Kisato realizou a entrega dos squizes (garrafinhas de água) para incentivá-las a continuar a pratica da atividade física. Foi mais uma manhã de muita alegria, saúde e descontração













































































































































































































domingo, 5 de abril de 2009

Caminhada da Saúde no Dia Mundial da Atividade Fisica


A “Caminhada da Saúde” realizada no domingo, dia 5 de abril pelas ruas de Ourinhos foi um sucesso. Centenas de pessoas participaram desta comemoração ao Dia Mundial da Atividade Física. O evento foi uma realização da Prefeitura Municipal de Ourinhos por meio da Secretaria Municipal da Saúde em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, a Unimed e as faculdades de Ourinhos: Fio e Estácio de Sá. A Saída aconteceu na Praça dos Burgueses, onde após o alongamento de preparação para a caminhada, os participantes percorreram a trilha verde, a avenida Rodrigues Alves e terminaram na Praça Mello Peixoto , onde foi realizada uma ginástica aeróbia ministrada pelos acadêmicos de Educação Física da Faculdade Estácio de Sá e uma aula de Tai chi chuan com o Mestre Marrera. Foi uma manhã de muita alegria e descontração onde os professores do Projeto “Saúde de Ouro”: Marrera, Neuza, Táta, Cristina, Jurandir e Daniela estiveram presentes com seus alunos colaborando e agitando o “Dia Mundial da Atividade Física”.