BEM VINDO AO BLOG DO PROJETO SAÚDE DE OURO

O Projeto Saúde de Ouro é um programa de ginástica terapêutica chinesa - Tai chi chuan na cidade de Ourinhos/SP.

Aqui voces poderão acompanhar as noticias de tudo o que acontece com os participantes do projeto: Festas, Comemorações, Aulas abertas, Cursos, Inaugurações, e etc.

VisitantesContador de acesso e visitas

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Comemorações do Ano Novo Chinês em Ourinhos

No dia 14 de fevereiro foi comemorada na Praça Melo Peixoto em Ourinhos a entrada do Ano Novo pelo calendário Chinês.
A realização do evento foi do Instituto Marrera de Artes Marciais. O evento que começou as 9 horas e terminou as 10h30min, reuniu alunos de Tai chi chuan do Projeto Saúde de Ouro e os professores: Jurandir, Cleuseli (táta) Cristina e Neusa; alunos de Tai chi da Unimed-Previv; alunas do CSU e do Espaço Cultural Tai chi ; também participaram os alunos de Kung fu do Mestre Marrera, do professor Alessandro e do professor Lucas.
As comemorações iniciaram com uma aula de Tai chi chi kung com mestre Marrera, apresentações de Tai chichuan pelos alunos e apresentações de artes marciais- kung fu.
A equipe do Instituto realizou a tradicional Dança do leão chinês (divertimento popular na china) que tem o objetivo de trazer boa sorte e prosperidade a todos que a assistem.
No final o evento foi feita a queima de fogos e todos se abraçaram e se desejaram FELIZ ANO NOVO, renovando assim mais uma vez as esperanças de Paz, Saúde e Prosperidade para o ano de 2010.




Pela tradição chinesa, 2010 será marcado pelas características do Tigre,
com acontecimentos grandiosos. Pelo calendário Chinês este será o Ano de 4708.

Saiba mais sobre Ano Novo Chinês
Ano Novo chinês é uma referência à data de comemoração do ano novo adotadas por diversas nações do Oriente que seguem um calendário tradicional distinto do Ocidental, o Calendário chinês.
As diferenças entre os dois calendários fazem que a data de início de cada ano-novo chinês caia a cada ano em uma data diferente do calendário ocidental.
Os chineses relacionam cada novo ano a um dos doze animais que teriam atendido ao chamado de Buda para uma reunião. Apenas doze se apresentaram, Buda em agradecimento os transformou nos signos da Astrologia chinesa.
Os doze animais do Horóscopo chinês a que correspondem os anos chineses são de acordo com a ordem que teriam se apresentado a Buda na lenda acima citada: rato, búfalo, tigre, coelho, dragão, cobra, cavalo, cabra, macaco, galo, cão e o javali.
Desta forma, se 2008 é o ano do rato, 2009 é atribuído ao Boi (búfalo), 2010 ao Tigre, e assim por diante.
























































Características do Ano do Tigre:
O Ano do Tigre de Metal tende a ser um ano dinâmico e expansivo, porém com resultados um tanto imprevisíveis. De um lado teremos a energia do metal que na visão oriental pode representar o ouro ou a espada. Como ouro simboliza a prosperidade e interação entre as pessoas. Como espada pode se tornar terrível e destrutivo. De outro lado teremos as características do signo animal Tigre: independente, autoconfiante, imprevisível, radical, apaixonado, excêntrico, que adora os desafios e persegue os seus ideais e interesses com muita determinação, atropelando o que estiver na frente. Sob essas energias, no ano do Tigre de Metal, as pessoas estarão mais imediatistas e arrojadas, em busca da própria realização. Tenderão a agir ao seu próprio modo, correndo riscos e desafiando as regras. A rebeldia estará no ar. Atenção aos nossos jovens e adolescentes. Será um ano de novas tendências com muitas inovações e um toque de excentricidade, aonde as respostas para os problemas virão através de idéias não convencionais. O momento será favorável para renovar e injetar novo ânimo aos negócios e empreendimentos. O ano de 2010 favorecerá as viagens; tudo o que estiver ligado à moda e à criatividade; aos esportes radicais e as atividades ligadas ao entretenimento. Também estarão em evidência os estudos, as pesquisas literárias e científicas, principalmente as relacionadas com a qualidade de vida. O progresso e o sucesso virão com o planejamento e a organização.

O ano de 2010 pede reflexão quanto aos nossos próprios atos e acima de tudo muita compreensão, bom senso e diplomacia.
O segredo para a saúde neste ano será exercitar-se fisicamente e aprender a respirar de forma correta.
Exercícios que aliam essas duas atividades e que levem à reflexão e ao auto-conhecimento estarão em evidência. Exemplo: Yoga, Tai Chi Chuan, Lian Gong, etc..
Precisaremos cuidar bem da alimentação e evitar o sedentarismo, o estresse, a ansiedade e a raiva.


XIAN NIAN KUAI LE
FELIZ ANO NOVO




Quer saber mais, acesse o site:
http://www.anonovochines.com.br/


>