BEM VINDO AO BLOG DO PROJETO SAÚDE DE OURO

O Projeto Saúde de Ouro é um programa de ginástica terapêutica chinesa - Tai chi chuan na cidade de Ourinhos/SP.

Aqui voces poderão acompanhar as noticias de tudo o que acontece com os participantes do projeto: Festas, Comemorações, Aulas abertas, Cursos, Inaugurações, e etc.

VisitantesContador de acesso e visitas

sábado, 24 de abril de 2010

COMEMORAÇÕES DO DIA MUNDIAL DO TAI CHI CHUAN

Foi comemorado neste sábado dia 24 de Abril, na Praça Mello Peixoto em Ourinhos o Dia Mundial do Tai Chi Chuan. O Evento também foi comemorado simultaneamente em milhares de cidades do mundo e em mais de 80 países.

Ourinhos participou reunindo centenas de pessoas, praticantes, e simpatizantes do Tai chi chuan, que sob a coordenação do Mestre Marrera e os professores de Educação física, Cleuseli, Cristina, Jurandir e os professores de Kung fu, Alessandro e Lucas. Todos praticaram o Lian gong em 18 terapias, Tai chi chi kung , Tai chi chuan de 8 movimentos e assistiram demonstrações: Tai chi chuan 16 movimentos, Tai chi com leque, e Artes Marciais, Kung fu. As atividades começaram às 8h30min e terminaram às 10 horas, neste período todos os participantes contribuíram para produzir uma "onda mundial" de pratica de Tai chi chuan, que estava dando a volta ao mundo pela pratica de outros grupos de milhares de cidade no mundo, cujos objetivos eram:
1. Incentivar a boa saúde das populações, a paz entre os povos e as corretas relações humanas,
2. Produzir um dia de calma e tranqüilidade, através da movimentação suave e da pratica do tai chi.
3. Divulgar as mais recentes pesquisas da área médica sobre os benefícios do Tai Chi Chuan para a saúde.
4. Divulgar a crescente adoção das práticas corporais da Medicina Tradicional Chinesa em áreas diversas como o ambiente empresarial, na educação, na saúde como prevenção de doenças e controle de hipertensão.
5. Oferecer uma visão global de cooperação para a saúde e cura que ultrapasse as fronteiras geopolíticas, e também um apelo para que as pessoas de todo o mundo adotem pratiquem uma atividade física.
6. Desenvolver uma Cultura de Paz entre as pessoas e em todos os Paises.

vejam as fotos do evento em Ourinhos



















História do Evento
O Dia Mundial do Tai Chi Chuan é um evento realizado e festejado anualmente no último sábado do mês de Abril em mais de 80 Paises. Inicia-se na Nova Zelândia e agrega participantes da, Ásia, África, Europa, América do Norte, e América do Sul, concluindo com os eventos finais no Havaí quase que um dia após o início das comemorações na Nova Zelândia, devido às diferenças de fusos horários.
A celebração incluiu grandes exibições de Tai Chi Chuan em diversas cidades, exercícios em grupos e aulas abertas gratuitas em praças e parques.
Primeiro evento do Dia Mundial do Tai Chi Chuan foi realizado em Kansas City, Missouri, USA
Este movimento de escala mundial teve início oficialmente em 1999. O evento inaugural que inspirou toda esta mobilização aconteceu em 1998 no pátio do Museu de Arte Nelson Atkins, em Kansas City, Missouri, onde o Clube de Tai Chi de Kansas City realizou uma exibição integrada a aulas abertas de Tai Chi para cerca de 200 pessoas.
O Telejornal da CNN divulgou o evento, ampliando sua repercussão para o nível nacional e internacional em poucos anos.

Reconhecimento Oficial: Os eventos do Dia Mundial do Tai Chi Chuan tem o reconhecimento oficial da Organização Mundial da Saúde das Nações Unidas.

O Evento em Ourinhos contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Ourinhos, através das secretarias da Saúde e Cultura, Unimed-Previv, UATI- Universidade Aberta a Terceira idade das FIO, CSU-3º idade, Espaço Cultural Tai Chi e ABN-TV de Ourinhos.

Coordenação geral: Mestre Marrera