BEM VINDO AO BLOG DO PROJETO SAÚDE DE OURO

O Projeto Saúde de Ouro é um programa de ginástica terapêutica chinesa - Tai chi chuan na cidade de Ourinhos/SP.

Aqui voces poderão acompanhar as noticias de tudo o que acontece com os participantes do projeto: Festas, Comemorações, Aulas abertas, Cursos, Inaugurações, e etc.

VisitantesContador de acesso e visitas

terça-feira, 28 de junho de 2011

Artigo- Tai chi chuan alivia dores


A prática de um exercício muito antigo no Oriente, o tai chi chuan pode aliviar as dores nas articulações e outros sintomas da fibromialgia. A descoberta, publicada no New England Journal of Medicine, é de autoria de uma equipe de cientistas da Tufts University School of Medicine, em Boston, nos Estados Unidos.

O milenar exercício chinês, reconhecido como arte marcial, combina a meditação com movimentos lentos, suaves, respiração profunda e relaxamento. A prática da atividade promove benefícios à saúde, dá tranquilidade, força muscular, equilíbrio, interfere na qualidade do sono, na coordenação e, de acordo com evidências, ajuda na fibromialgia.

Os sintomas da doença incluem dor no corpo, fadiga e pontos sensíveis nas articulações, músculos e outros tecidos leves. O problema é mais comum em mulheres de meia-idade e sua causa ainda é desconhecida. Por isso, devido à falta de sinais evidentes e testes definitivos, alguns médicos questionam se o problema é físico ou psicológico.

O estudo foi liderado por Wang Chenchen e envolveu 66 pacientes voluntários com fibromialgia que experimentaram o tai chi chuan ou exercícios de bem-estar e alongamento duas vezes por semana, durante 12 semanas.

Os pesquisadores verificaram que os sintomas melhoraram de forma significativa para o grupo que aderiu ao tai chi chuan e pouco para os integrantes dos outros exercícios físicos. Eles notaram também alívio na dor, humor, qualidade de vida, sono e capacidade de exercício, que se mantiveram por 24 semanas após o início do estudo.


fonte: http://www.corposaun.com/tai-chi-chuan-dores/10928/

Nenhum comentário: